quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A chamada de Abraão

INTRODUÇÃO

São muitos os exemplos de fé descritos na Bíblia, mas destaca- se, com especial tratamento, o de Abraão, o qual é denominado "pai da fé". A palavra fé, do ponto de vista escriturísticos, tem o significado básico de "fidelidade" (Dt 32.4; SI 36.5; 37.5). Na verdade, o estudo da vida de Abraão é de grande valor pelo fato de ser ele o pai da nação eleita - Israel, e pai na fé de todos os que crêem em DEUS. A sua chamada divina se reveste de um caráter especial, por ser o ponto de partida para a formação do povo que, em meio aos cananeus idólatras, serviria a DEUS, como único, invisível e verdadeiro DEUS.
A vida do patriarca Abraão sem dúvida alguma, causa admiração em qualquer leitor da Bíblia Sagrada, pois este homem, sem ter acesso a nenhum escrito sagrado, vivendo 430 anos antes da lei ser promulgada, obteve testemunho e justificação da parte de DEUS, uma vez que a Bíblia declara que Abraão creu, e isso lhe foi imputado como justiça (Gl 3.6; Gn 15.6). Se a experiência de Abraão não fosse registrada, a justificação pela fé (Rm 5.1), um dos pilares da fé cristã, não poderia ter sido completamente formulada, pois Abraão é o protótipo do cristão e sua fé o protótipo da fé de um cristão. Muito há o que aprender com o patriarca, e para você, estudante da palavra de DEUS, que quer ser enriquecido e sentir DEUS falando com você, recomendamos a leitura dos capítulos 12 a 25 de Gênesis, que narram a história do patriarca.

Abraão
Nascimento: Quando seu pai tinha 130 anos.
Canaã: Entrou na Palestina aos 75 anos.
Ló: Libertou seu bobrinho quando tinha 80 anos.
Ismael:Tinha 86 anos quendo seu primeiro filho nasceu.
Sodoma e Gomorra: As cidades foram destruídas quando tinha 99 anos.
Isaque: Nasceu quando tinha 100
Sara: Tinha 173 anos quando sua mulher morreu.
Esaú e Jacó: Quando seus netos nasceram tinha 160 anos.
Morte: Aos 175 anos de idade.

Gn. 12.1-3 “Ora, o SENHOR disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”.

“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ir” (Hb. 11.8).

ORA, A FÉ ABRAÃO. O capítulo 11 demostra a natureza do púnico tipo de fé aceita por Deus e que triunfará na pior das situações. É uma fé que crê nas realidades espirituais(v.1), que leva à justiça(v.4), que busca a Deus(v.6), que crê na sua bondade(v.6), que tem confiança na sua palavra(vv. 7,11), que obedece aos seus mandamentos(v.8), que vive segundo as promessas de Deus(vv. 13,29), que rejeita o espírito deste presente mundo mau(v.13), que busca um lar celestial (vv. 14-16), que abençoa a geração seguinte(v.21), que recusa os prazeres do pecado(v.25), que suporta a perseguição(v.27), que pratica poderosos atos de justiça(vv. 33-35), que sofre por amor a Deus(vv. 25,35-38) e que não volta àquela pátria donde haviam saído, i.e., o mundo(vv. 14-16)
PELA FÉ ABRAÃO... OBEDECEU. A fé e a obediência são inseparáveis entre si, assim como também são inseparáveis a incredulidade e a desobediência (Jo 3.36 nota).
AQUELE QUE NÃO CRÊ. A palavra grega traduzida por “não crê” é apeitheo e significa “desobedecer” ou “não se sujeitar a”; é contrastada com “ aquele que crê” (gr. pisteuo) no começo do versículo. Para João, incredulidade significa “não obedecer ao Filho”. A fé e a obediência são duas palavras cujas ideias são frequentemente intercambiáveis. O evangelho chega até nós como uma dádiva gratuita, mas uma vez aceito, não nos deixa livres para fazermos aquilo que queremos. Ele requer que entremos no caminho da salvação ordenada por Deus e que nos sujeitemos à justiça de Deus.

A chamada de Abrão (posteriormente chamada Abraão, 17.5), 

1. O primitivo nome de Abraão. 

ABRÃO, SEU FILHO. A Bíblia, em Gn 11.27, começa a história de uma única família escolhida por DEUS, para por ela trazer a redenção da raça humana. O chefe daquela família era Abrão (nome esse posteriormente mudado para Abraão, ver 17.5), o qual viveu cerca de 2.100 a.C.
NÃO... ABRÃO, MAS ABRAÃO. Abrão significa pai elevado; Abraão significa pai de uma multidão; Ne 9.7; Rm 4.17). Na Bíblia, uma nova experiência com DEUS, muitas vezes, requeria um novo nome para a pessoa, simbolizando aquele novo relacionamento.17.7 PARA TE SER A TI POR DEUS. A razão de ser e a realidade do concerto de DEUS com
Abraão era DEUS ser o DEUS único de Abraão e dos seus descendentes (vv. 7,8). A promessa de DEUS de te ser a ti por DEUS é a promessa mais grandiosa das Escrituras. É a primeira promessa, a promessa fundamental, na qual se baseiam todas as demais promessas. Significa que DEUS assume o compromisso, sem reservas, com o seu povo fiel, para ser o seu DEUS, seu escudo e seu galardão (ver 15.1 nota). Significa, também, que a graça de DEUS, seu perdão, promessas, proteção, orientação, bondade, ajuda e bênção são dados aos seus com amor (Jr 11.4; 24.7; 30.22; 32.38; Ez 11.20; 36.28; Zc 8.8). Todos os crentes herdam essa mesma promessa mediante sua fé em CRISTO (Gl 3.16).
Quanto á troca do nome de Abraão é devido à ALIANÇA que DEUS fez com o mesmo, vejamos:

TROCA DE NOMES:  significa que o meu nome passa a ter direito sobre tudo o que o teu nome tem direito e o teu nome passa a ter direito sobre tudo o que o meu nome tem direito, inclusive dívidas. (Gn 17.5/28.13). Eu passo a ter um pedaço do seu nome e você passa a ter um pedaço do meu nome.
 
Exemplo: Gn 17.4 "Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações; 5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;"
 
A partir daí Abrão passou a se chamar AbraHão (esse "H" é importante, pois vem do nome de DEUS ( YHWH ); infelizmente no português não traduziram com o 'H", porém nas outras línguas, sim.
 
DEUS também teria que mudar o seu nome; a partir daí ELE se apresenta como o DEUS de Abrahão.
Gn 26.24 "E apareceu-lhe o Senhor na mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e te abençoarei e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abraão."
 
Gálatas 3.13= Abrahão recebe o H de DEUS e fica com um novo nome, ABRAHÃO,  (recebe o H = ESPÍRITO, pela fé).

Conforme a narrativa Gênesis 12, dá início a um novo capítulo na revelação do AT sobre o propósito divino de redimir e salvar a raça humana. A intenção de Deus era que houvesse um homem que o conhecesse e o servisse e guardasse os seus caminhos (ver 18.19 nota).

Ele há de ordenar seus filhos... Para que guardem o caminho do Senhor. De vital importância na chamada de Abraão foi o propósito de Deus para que ele fosse um líder espiritual em casa e ensinasse a seus filhos o caminho do Senhor. Com a chamada de Abraão, Deus estabeleceu o pai como o responsável na família para ensinar os filhos “para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo.”. 

Dessa família surgira uma nação escolhida, de pessoas que se separassem das práticas ímpias doutras nações, para fazerem a vontade de Deus. Dessa nação viria Jesus Cristo, o Salvador do mundo, o prometido descendente da mulher (ver 3.15 nota).

Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Este versículo contém a primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a “semente” da mulher (i.e., o Senhor Jesus) e a “semente” da serpente ( i.e., Satanás e os seus seguidores;). Deus promete aqui, que Cristo nasceria de uma mulher (cf. Is 7.14), e que Ele seria “ferido” ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente (i.e., “ferir”) Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade.

Vários princípios importantes podem ser deduzidos da chamada de Abraão. 
(1) A chamada de Abraão levou-o a separar-se da sua pátria, do seu povo e dos seus familiares (12.1), para tornar-se estrangeiro e peregrino na terra (Hb 11.13). Em Abraão, Deus estava estabelecendo o princípio importante de que os seus deviam separar-se de tudo quanto possa impedir o propósito divino na vida deles.

(2) Deus prometeu a Abraão uma terra, uma grande nação através dos seus descendentes e uma bênção que alcançaria todas as nações da terra. (12.2,3). O NT ensina claramente que a última parte dessa promessa cumpre-se hoje na proclamação missionária do evangelho de Cristo (At 3.25; Gl 3.8).

(3) Além disso, a chamada de Abraão envolvia, não somente uma pátria terrestre, bem como uma celestial. Sua visão alcançava um lar definitivo não mais na terra, e sim no céu; uma cidade cujo artífice e construtor é o próprio Deus. A partir de então, Abraão desejava e buscava uma pátria celestial onde habitaria eternamente com Deus em justiça, alegria e paz (Hb 11.9,10,14-16; Ap 21.1-4; 22.1-5). Até então, ele seria estrangeiro e peregrino na terra (Hb 11-9,13).

(4) A chamada de Abraão continha não somente promessas, como também compromissos. Deus requeria de Abraão tanto a obediência quanto a dedicação pessoal a Ele como Senhor para que recebesse aquilo que lhe fora prometido. A obediência e a dedicação demandavam: (a) confiança na palavra de Deus, mesmo quando o cumprimento das promessas parecia humanamente impossível (15.1-6; 18.10-14), (b) Obediência à ordem de Deus para deixar a sua terra (12.4; Hb 11.8), e (c) um esforço sincero para viver uma vida de retidão (17.1,2).

(5) A promessa de Deus a Abraão e a sua bênção sobre ele, estendem-se, não somente aos seus descendentes físicos (i.e., os judeus crentes), como também a todos aqueles que com fé genuína (12.3) aceitarem e seguirem a Jesus Cristo, a verdadeira “posteridade” de Abraão (Gl 3.14,16). Todos os que são da fé como Abraão, são “filhos de Abraão” (Gl 3.7) e são abençoados juntamente com ele (Gl 3.9). Tornam-se posteridade de Abraão, herdeiros segundo a promessa (Gl 3.29), o que inclui o receber pela fé “a promessa do Espírito” em Cristo Jesus (ver Gl 3.14 nota).

A bênção de Abraão. O conteúdo da promessa de Deus a Abraão é definida como a promessa do Espírito pela fé (cf. Lc 24.29; At 1.4,5). Receber o Espírito é ter a justiça, a vida e todas as bênçãos espirituais.

(6) Por Abraão possuir uma fé salvífica (15.6; Rm 4.1-5, 16-24; Gl 3.6-9; Hb 11.8-19; Tg 2.21-23; ver 15.6 nota).

E creu... E foi-lhe imputado isto por justiça. Pela primeira vez nas Escrituras, a fé e a justiça são mencionadas juntas. (1) No AT, a fé tinha um duplo aspecto: (a) “confiança em” ou “dependência de”, e (b) “lealdade a” ou “fidelidade”. O termo “crer” aqui, (hb. ‘amam), significa perseverar confiando e crendo, evidenciando isso mediante uma fidelidade obediente. Era esse o tipo de fé que Abrão tinha. Era um homem dedicado a Deus, sempre confiante, obediente e submisso. (2) Deus viu a fé sincera de Abraão expressa naquela atitude e lha imputou por justiça. O termo “justiça” significa estar num relacionamento correto com Deus e com sua vontade (6.9; Jó 12.14ss.). Além disso, Deus fez um concerto com Abraão, mediante o qual Deus tornou-se o seu escudo e galardão (v. 1), Abrão ia ter muitos descendentes (v. 5) e também a promessa da terra. (3) No novo concerto, a bênção de Deus e o relacionamento certo com Ele também são conhecidos mediante a fé. Aqui está uma verdade fundamental no NT (Rm 4.3; Gl 3.6; Tg 2.23). Abrão é, pois o “pai de todos os que crêem” (Rm 4.11).

Biblicamente, qualquer profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador que não requer obediência a Ele como Senhor não é a classe de fé que Abraão possuía e, portanto, não é a verdadeira fé salvífica.

Promulgada: Em se tratando de Constituição, é aquela que é elaborada e aprovada por uma assembleia constituinte, ao contrário da outorgada, imposta pelo chefe do poder executivo.
Fé salvífica: O sacrifício salvífico de Cristo. A fé que salva.

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal

Ele Fez Isto Especialmente para você

Deus o adotou

João 1.12-13;
Mas a todos quantos o receberam deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Veja também: Gálatas 4.6-7 e 1 João 3.2

================================================
Deus o Conforta

2 Coríntios 1.3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.

Veja também: João 14.1 e Naum 1.7

================================================