sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gênesis 1.1

     No princípio, não da eternidade, mas da criação do mundo conforme descrita neste capítulo. Este ponto indica a primeira interrupção na eternidade passada. Deus, lit. Elohim, um termo genérico para divindade, bem como um nome próprio do verdadeiro Deus. É usado para deuses pagãos (Gn 31.30; Êx 12.12), anjos (Sl 8.5), homens (Sl 82.6) e juízes (Êx 21.6), embora seja mais freqüente como designação do verdadeiro Deus. Seu sentido básico é "forte, líder poderoso, deidade suprema". A forma da palavra é plural, indicando plenitude de poder e majestade e deixando espaço para revelação neotestamentária da triunidade de Deus (cf. G2.4). Criou, heb., bara usado também nos vv. 21 e 27. A palavra em si não exclui uso de material já existente (Is 65.18), embora nenhum material seja mencionado, explícita ou implicitamente, aqui (cf. ocorrências em Sl 51.10, Is 65.17; Am 4.13). Bara significa essencialmente o mesmo que asa, "fazer" (usado em Gn 1.25 e também com respeito a toda a atividade criadora em Êx 20.11 e Ne 9.6). Uma terceira palavra para a atividade criadora de Deus , yasar (formou), ocorre em Gn 2.7. os céus e a terra, i.e., o universo.

Fonte: A Bíblia Anotada.

Ele Fez Isto Especialmente para você

Deus o adotou

João 1.12-13;
Mas a todos quantos o receberam deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Veja também: Gálatas 4.6-7 e 1 João 3.2

================================================
Deus o Conforta

2 Coríntios 1.3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.

Veja também: João 14.1 e Naum 1.7

================================================