quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

INTRODUÇÃO AO LIVRO DE GÊNESIS

Autor: Moisés                     Data: 1450-1410 a.C

Título A palavra gênesis vem, via latim, do título grego do livro. No hebraico, o livro derivava seu nome da primeira palavra, que significa "no princípio". A palavra gênesis significa "origem" e é, assim, um título apropriado para um livro que revela as origens de toda a história humana.

Autoria Gênesis é o primeiro livro de uma obra mais ampla, os primeiros cinco livros do Antigo Testamento, denominados Pentateuco, cuja autoria tem sido tradicionalmente atribuída a Moisés. Essa posição é apoiada pelas seguintes considerações:
(1) O próprio Pentateuco afirma a autoria mosaica (Êx 17.14; 24.4,7; 34.27; M, 33.1-2; Dt 31.9);
(2) Outros livros do Antigo Testamento testificam da autoria mosaica do Pentateuco (Js 17.7-8; 8.32,34; 22.5; 1 Rs 2.3; 2 Rs 14.6; 21.8; Ed 6:18; Dn 9.11-13; Ml 4:4);
(3) O novo Testamento igualmente afirma a autoria mosaica (Mt 19.8; Mc 12.26; Jo 5.46-47; 7.19; Rm 10.5);
(4) Detalhes que somente uma testemunha ocular dos fatos saberia ou poderia incluir indicam que o autor participou dos acontecimentos, não sendo um redator que tivesse vivido séculos depois (Êx 15.27; Nm 2.1-31; 11.7-8);
(5) As informações de que o autor dispunha sobre nomes, constumes e geografia egípcios seriam extramamente difíceis de obter para um autor ou redator que tivesse vivido em Canaã, séculos depois da época de Moisés (Gn 13.10; 16.1-3; 33.18; 41.43 cf. At 7.22).

     A posição crítica sobre a autoria do Pentateuco passou por vários estágios. A princípio, Gênesis foi dividido em dois documentos com base nos dois nomes diferentes empregados em relação a Deus, Elohim e Yaweh. Por volta de 1875, Julius Wellhausen defendeu a tese de quatro documentos a partir dos quais o Pentateuco teria sido compilado. Esses documentos seriam: J, redigido por volta de 850 a.C. por um escritor desconhecido em Judá; E, redigido por volta de 750 a.C por outro escritor desconhecido no reino do Norte, Israel; D, composto pelo sumo sacerdote ao tempo do reavivamento comandado pelo rei Josias, em 621 a.C. e P, composto no período que vai de Ezequiel a Esdras (600-450 a.C). Descobertas arqueológicas, todavia, muitas delas posteriores à Primeira Guerra Mundial, têm demonstrado a exatidão histórica do Pentateuco e trouxeram a lume costumes praticados no segundo milênio a.C e abandonados no primeiro milênio. Como poderia, portanto, um autor conhecer tais costumes (e.g., a porção dobrada para o filho primogênito, a venda do direito de primogenitura, a validade de um testamento oral; cf. Gn 48.47-20) a não ser que tivesse vivido no período histórico em que eles ocorreram?
     Indubitalvelmente, Moisés possuía registros escritos e teve acesso a tradições orais sobre a história primeva, os quais usou sob a direção do Espírito Santo para escrever os acontecimentos anteriores à sua vida. Naturalmente uma outra pessoa escreveu o registro de seu morte (Dt 34).

Conteúdo Gênesis é a história real de vários indivíduos, fato que é destacado pelas dez divisões (em seguida ao prólogo, 1.1-2.3) que normalmente começam com a frase "Este é o livro da genealogia de " (6.9; 10.1; 11.10; 11.27; 25.12; 25.19; 36.1; cf. 2.4; 5.1). Esta ênfase oferece uma unidade natural ao livro (cf. Lc 3.23-38).
     Gênesis é um livro sobre as origens de muitas coisas; o mundo, o homem, o pecado, a civilização, as nações e Israel.
     Gênesis também contém temas teológicos importante: a doutrina do Deus vivo e pessoal; a doutrina do homem criado à imagem de Deus, e depois do homem sujeito ao pecado; a promessa inicial de um redentor(3:15); e as promessas da aliança feitas à nação de Israel (12.1-3; 15.18-21).
     Gênesis é um livro peculiar e toda a literatura do Oriente Médio antigo e é básico para todos os demais livros da Bíblia.

Fonte: A Bíblia Anotada.

Ele Fez Isto Especialmente para você

Deus o adotou

João 1.12-13;
Mas a todos quantos o receberam deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Veja também: Gálatas 4.6-7 e 1 João 3.2

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Deus o Conforta

2 Coríntios 1.3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.

Veja também: João 14.1 e Naum 1.7

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