quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO

A Bíblia é um livro de livros, sessenta e seis divididos em dois testamento, ou alianças. Os nomes Antigo Testamento e Novo Testamento, embora não comumente usados até o fim do segundo século, focalizam as duas alianças feitas pro Deus com Seu povo: a Aliança Mosaica (Êx 24:8; 2 Rs 23:2) e a Nova Aliança (Mt 26:28).

     O Antigo Testamento registra principalmente o envolvimento de Deus com a nação de Israel, com base na aliança que fizera com os israelitas através de Moisés no monte Sinai. Partes anteriores do Antigo Testamento relatam a criação do homem, o dilúvio, a chamada de Abraão e a formação da nação israelita através da descendência de Isaque e Jacó.

     Depois do relato do estabelecimento da Aliança Mosaica, o Antigo Testamento registra a história do relacionamento entre Deus e Israel; a peregrinação no deserto; a conquista parcial da terra de Canaã; sua vida sob a autoridade de juízes e reis, incluindo a divisão da nação entre os reinos do Norte e do Sul; as muitas advertências proféticas do cativeiro iminente; os cativeiros e o retorno de Judá à Palestina. Ao longo de todo o Antigo Testamento estende-se uma linha de profecias com respeito a um libertador-Salvador que haveria de vir, o Messias, e à instituição de uma nova aliança. O cumprimento dessas profecias é a história do Novo Testamento.

                     A Divisão dos Livros Do Antigo Testamento
     Provavelmente a primeira divisão do Antigo Testamento era em duas partes (veja- Mt 5:518): a Lei (Gênesis a Deuteronômio) e os Profetas (Josué a Malaquias). Uma divisão tríplice foi também desenvolvida (veja Lc 24:44) a Lei (Gênesis a Deuteronômio), os Profetas (Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel, os Dozes Profetas Menores) e os Escritos (os livros restantes). O Antigo Testamento em nossas Bíblias tem sido dividido em quatro partes: a Lei (Gênesis a Deuteronômio), História (Josué a Ester), Poesia (Jó a Cantares de Salomão) e os Profetas (Isaías a Malaquias). Embora a maneira de dividir seja diferente, o Antigo Testamento em português tem o mesmo conteúdo do Antigo Testamento hebraico.

                              A Ordem Dos Acontecimentos Nos Livros do Antigo Testamento


     A disposição dos livros do Antigo Testamento não segue a ordem cronológica em que os eventos registrados aconteceram. A lista que se segue demonstra quais livros cobriram aproximadamente os mesmos períodos de tempo.

Gênesis
Êxodo Levítico
Números Deuteronômio
Josué
Juízes Rute
1 Samuel
2 Samuel Salmos
1 Reis 1Crônicas, Cantares de Salomão,Provérbios, Eclesiastes
2 Reis 2 Crônicas, Obadias, Joel, Jonas, Amós, Oséias, Miquéias, Isaías, Naum, Sofonias, Habacuque, Jeremias,lamentações
Daniel Ezequiel
Esdras Ester,
Ageu, Zacarias
Neemias Malaquias

                                A Compilação Dos Livros Do Antigo Testamento


     A compilação e o reconhecimento dos livros do Antigo Testamento levaram um tempo considerável. Alguns crêem que o processo havia-se completado ao tempo de Esdras, no quinto século a.C. Referências encontradas em escritos de Josejo (c. 95 A.D.) e no livro pseudepigráfico de 2 Esdras 14 (c. 100 A.D.) indicam que por volta daquela época as Escrituras hebraicas continham os mesmos trinta e nove livros do nosso Antigo Testamento (embora com outra disposição). Os registros da escola domiciliar de Jamnia (70-100 A.D) parecem refletir o mesmo cânon.
     O mais significativo, todavia, é que o Senhor Jesus declarou (Lc 11:51) a extensão dos livros canônicos do Antigo Testamento ao acusar os escribas de serem culpados dos assassinados de todos os profetas que Deus enviara, desde Abel até Zacarias. A morte de Abel é registrada em Gênesis; a morte de Zacarias encontra-se em 2 Crônicas 24 24:20-21, que é uma porção do último livro da Bíblia hebraica (ao invés de Malaquias, como nas Bíblias em português). Jesus estava afirmando que a culpa dos judeus estava registrada do começo ao fim das Escrituras hebraicas. Ele excluiu todos os apócrifos, os quais já existiam naquela época.

Entre os Testamentos

     Durante os quatrocentos anos decorridos entre o final da revelação do Antigo Testamento e a vinda de Cristo, vários eventos importantes ocorreram. 
(1) Os gregos, sob o comando de Alexandre, o Grande, e de seus sucessores, dominaram o mundo bíblico por algum tempo.
(2) Sob o comando dos Macabeus, os judeus se revoltam contra o domínio politico-religoso-cultural dos gregos.
(3) O império romano sucedeu ao grego e dominava o mundo bíblico na época do nascimento de Cristo.
(4) A sinagoga e outras instituições judaicas, como o Sinédrio e as seitas dos fariseus e saduceus, surgiram e se desenvolveram durante este período.
     Todos estes eventos e circunstâncias prepararam o cenário para o nascimento e o ministério de Jesus Cristo e para o nascimento e o desenvolvimento inicial de Sua igreja.

Fonte: A Bíblia Anotada. 

Ele Fez Isto Especialmente para você

Deus o adotou

João 1.12-13;
Mas a todos quantos o receberam deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Veja também: Gálatas 4.6-7 e 1 João 3.2

================================================
Deus o Conforta

2 Coríntios 1.3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.

Veja também: João 14.1 e Naum 1.7

================================================